(88) 3415-1050 | (88) 3415-1015

contato@palhano.ce.gov.br
Imagem

O Hemoce, Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará, estará em Palhano no dia 05/08 no sábado das 7:30 as 14:30 tendo como local de doação a CEMUF.

Se você ainda tem dúvidas quanto a doação de sangue, aqui vai algumas dicas e cuidados para você saber se está apto a doação.

Faça sua parte! Doe Sangue, Salve Vidas.

Para doar é necessário:

Estar em boas condições de saúde.
Ter entre 18 e 65 anos.
Pesar acima de 50 quilos
Vir alimentado, evitar alimentação pesada.
Ter dormido 6hs nas últimas 24hs.
Trazer documento de identidade com foto (RG, CNH e CPF).

Não pode doar quem:

Teve Hepatite B ou C.
Teve doença de chagas.
Tem malária, sífilis.
Tem múltiplos parceiros sexuais e não faz uso de preservativos.
É usuário de drogas injetáveis.

"O sangue doado é usado para assegurar um direito primordial, o direito à vida. Sua atitude em doar sangue é a esperança de muitos pacientes que precisam de sangue para continuar vivendo. Como não há substituto para o doador, ele é especial. É preciso que pessoas saudáveis doem regularmente. Cada doador pode salvar até quatro vidas, esse deve ser um motivo de alegria para quem doa sangue e um incentivo para que gesto tão grandioso venha a tornar-se um hábito, o de salvar vidas."

A coleta é feita por pessoal capacitado, sob supervisão de um enfermeiro ou médico, garantindo o bem estar do doador. O ambiente é limpo, confortável e todo material é descatável.
Na coleta é retirado aproximadamente 450 ml de sangue. Esse volume não causa prejuízo nenhum à saúde do doador, ele é reposto rapidamente com ingestão de líquidos e o ferro é reposto através da alimentação. Após a coleta, uma pequena amostra de sangue segue para exames laboratorias e somente após os resultados, o sangue será liberado para transfusão. Esses resultados estarão à disposição do doador 15 dias após a coleta.

Compartilhar

Deixe seu comentário