Acontece até esta sexta-feira (31) no Centro de Eventos, em Fortaleza, o Mais Infância Ceará: Seminário Internacional inicia série de discussões sobre políticas para o desenvolvimento infantil. O excelentíssimo Sr Prefeito Dinho Nunes, a Primeira Dama do Município Érica Santiago, o Secretário de Educação Antônio Marques e Assessoria, participaram do evento onde houveram Debates e apresentações sobre a importância de investir em políticas públicas para o período da primeira infância formaram o fio condutor da abertura do "Seminário Internacional Mais Infância Ceará: Criança é Prioridade". O encontro é uma realização do Governo do Ceará através do Gabinete do Governador e da Secretaria da Educação, por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Infantil (Padin), e também do Banco Mundial.

Idealizadora do projeto, a primeira-dama do Estado, Onélia Leite de Santana, oficializou a abertura da programação no Centro de Eventos, acompanhada pelo governador Camilo Santana. Para ela, o seminário trata-se de um momento histórico no Ceará, onde se concretiza o compromisso do planejamento estadual com ações voltadas ao desenvolvimento das crianças cearenses, embasadas por pesquisas e estudos. "Esse é um momento rico de conhecimento. Colocaremos aqui os nossos desafios, juntamente com os gestores municipais, iniciativa privada, ONGs que trabalham em prol da infância. Teremos muitos debates e discussões focados na busca por soluções para superar todos os desafios no nosso Estado. Nós lançamos o Programa Mais Infância Ceará em 2015, e ele foi discutido junto com as universidades, fundações e ministérios. O objetivo desde o início foi unir a pesquisa da universidade à prática nos municípios, com estratégias e ações realizadas para o desenvolvimento infantil. É com muita alegria que realizamos este evento", destacou a primeira-dama.

O Mais Infância, lançado em agosto de 2015, foi idealizado pela primeira-dama Onélia Leite de Santana, que é presidente do Comitê Consultivo Intersetorial das Políticas de Desenvolvimento Infantil (CPDI), responsável por articular ações no Estado para a infância. O Mais Infância é estruturado em três pilares (Tempo de Brincar, Tempo de Aprender e Tempo de Crescer) e já realizou diversas ações com foco no desenvolvimento infantil.

Através do Tempo de Brincar, serão entregues, em 2017, 40 brinquedopraças, 35 brinquedocreches e 15 Praças Mais Infância aos municípios cearenses. Pelo Tempo de Aprender, foram entregues centros educacionais pela rede pública estadual com mais ofertas de pré-escola e ampliação das atividades de creche.

Com objetivo de fortalecer vínculos familiares e comunitários através de serviços e formações que contemplem profissionais, pais e cuidadores, o Tempo de Crescer foi desenvolvido e implementou diversas ações de capacitação pelos municípios. Foram capacitados profissionais dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) nos 36 municípios de menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) ou em vulnerabilidade social e realizadas visitas domiciliares em 36 municípios para o acompanhamento de 5.000 famílias; além de formados 700 agentes comunitários de saúde e 120 enfermeiros da Estratégia Saúde da Família na área do desenvolvimento infantil.