É com prazer que a Prefeitura Municipal de Palhano informa a conquista de mais uma emenda em prol do nosso querido município, dessa vez o benefício será uma obra de pavimentação em piso intertravado (bloquete) em torno do mercado municipal. Em apenas 2 meses de administração o Prefeito Dinho tem destaque por sua transparência e força de vontade de buscar sempre o melhor para o município de Palhano.

A pavimentação em bloquete vai muito alem da estética, e colaboram muito com a iluminação pública. O que é pavimentação em bloquete?

“Trata-se de peças pré-fabricadas de concreto, que se encaixam umas às outras, sem a necessidade de argamassa ou de mão de obra especializada, pois seu próprio formato as mantém no lugar. Além de fáceis de colocar, os blocos também são fáceis de retirar. Dessa forma, é possível removê-los para fazer reparos no subsolo sem a necessidade de quebra. E, após a conclusão do serviço, basta colocá-los de volta no lugar”. E sabe o que isso significa? Que onde quer que o piso intertravado seja utilizado, a paz e o silêncio dos moradores não serão perturbados pelo barulho e pela sujeira, tão comuns em obras. Com essa facilidade de manuseio, é possível que a superfície seja liberada para o tráfego, logo após o assentamento das peças. Outra vantagem do calçamento está nas cores. “As peças coloridas ainda podem compor a sinalização horizontal demarcando pontos de travessia de pedestres, por exemplo, sem ter a necessidade de pintar o chão”. E os benefícios não param por aí. Além de todos os itens citados, a coloração dos blocos tem uma finalidade que vai muito além da estética: economia. “este piso aumenta em até 30% a capacidade de reflexão da luz melhorando a iluminação pública. Dessa forma, é possível diminuir a necessidade de postes ou até deixá-los mais espaçados". Para finalizar, assim como os paralelepípedos, as peças encaixáveis deste piso permitem também a drenagem das águas das chuvas. “Eles reduzem a impermeabilização do solo quando comparados a coberturas como concreto e asfalto. O espaço entre os blocos é permeável, permitindo que a água da chuva escoe e corra naturalmente para os lençóis subterrâneos”.