Chegamos aos 100 dias de Governo, e tendo em vista este número vamos publicar as diversas atividades realizadas pela Secretaria de Educação do nosso Município.

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DE PALHANO REALIZA ENCONTRO PEDAGÓGICO COM PROFESSORES E GESTORES DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO

No dia 03 de fevereiro de 2017, a Secretaria Municipal de Educação de Palhano, promoveu o primeiro encontro pedagógico com os docentes e gestores escolares da rede municipal de ensino. O evento fez parte da agenda de atividades da primeira Semana Pedagógica do ano de 2017, que teve como tema: Vamos construir Juntos a Educação Pública e Democrática que queremos.

O Evento teve início às 8h na Escola de Ensino Fundamental Mateus Sobrinho - SEDE com acolhida realizada pela Banda de Música do município. Estiveram presentes na solenidade de abertura: O Excelentíssimo senhor Prefeito Ivanildo Nunes; a primeira Dama, a senhora Erica Santiago; o Secretário de Educação Antônio Marques; demais secretários da administração: Edvaldo Filho (Cultura e Juventude), Carlos Zil Wellington (Administração), Reginildo Silva (Agricultura) e Joaquim Filho (Infraestrutura e Meio Ambiente) e o Coordenador da Defesa Civil Pedro Miguel. Também estiveram presentes: A Coordenadora da CREDE 10, professora Jucineide Fernandes, que também ministrou palestra no evento; o Presidente da Câmara, professor Josimar Domingos; o Vereador e Professor Valdoberto Rodrigues e a Diretora da Escola de Ensino Médio Professora Liliane Sousa.

Em sua fala inicial, o Secretário de Educação Antônio Marques enfatizou a importância do evento e desenvolveu o tema: Vamos construir Juntos a Educação Pública e Democrática que Queremos, ressaltando que esse título se trata de um convite para todos que fazem a educação do município de Palhano, com intuito de pensarmos, planejarmos e fazermos acontecer a educação pública de qualidade social e democrática que atenda os anseios da população de Palhano, bem como dos colaboradores que atuam na rede de ensino. Destacou ainda que são muitos os desafios da Pasta da Educação e que só são possíveis de serem resolvidos com a colaboração de todos. Sobre esses desafios mencionou a urgência de equilibrar a situação financeira da Secretaria para poder investir e garantir o pagamento em dia de todos os trabalhadores da Educação e a infraestrutura da maioria das escolas que é desafiadora e precisa de reformas e ampliações para atender melhor os educandos e garantir melhores condições de trabalho.  Relembrou os desafios pedagógicos que são: melhorar os indicadores de aprendizagem, garantir a formação continuada dos educadores e fortalecer as relações democráticas e inclusivas nas escolas. Finalizando sua fala, agradeceu a confiança e o apoio do prefeito dizendo que está determinado, juntamente com a equipe da Secretaria de Educação, a enfrentar esses desafios, mas que precisará do apoio das demais secretarias e de todos colaboradores da educação.

Por seu turno, o Prefeito Ivanildo ressaltou seu compromisso com a Educação do município, comprometendo-se em colocar na pauta das prioridades da gestão, deixando explícito em sua fala que apoiará irrestritamente as políticas públicas da educação, empenhando-se pessoalmente na superação dos desafios para alcançarmos melhores resultados a cada ano.

A Coordenadora da CREDE 10, em sua fala inicial, realçou a importância de uma boa parceria entre governo do estado e dos municípios, parabenizando Palhano pelas boas relações nessas parcerias, relembrando as ações do Prefeito Dinho e dos secretários que já estiveram na CREDE antes mesmo de assumir, demonstrando compromisso com a educação. Na oportunidade aproveitou para fazer a entrega ao prefeito do Kit do material Estruturado do Programa Mais PAIC para os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental.

Após a abertura aconteceram duas palestras:

A Primeira sobre As características das Escolas Eficazes. Palestrante – Maria Jucineide da Costa Fernandes - Coordenadora da CREDE 10.

A Segunda aconteceu no turno da tarde sobre A Neurociência e a Educação. Palestrante – Prof. Guto Machado

As demais atividades da Semana Pedagógica aconteceram nas escolas nos dias 06, 07 e 08, quando os professores participaram de atividades de estudo e de planejamento das aulas.