Chat
O Município

Dados do município.

Dados do município/localização

Fundação: 08/05/1958
Emancipação Política: 8 DE MAIO
Gentílico: PALHANENSE
Unidade Federatíva: BRASIL
Mesoregião: VALE DO JAGUARIBE
Microregião: RUSSAS
Distância para a capital: 127,00

Dados de características geográficas

Área: 442,78
População estimada: 9348
Densidade: 21,10
Altitude: 14
Clima: TROPICAL QUENTE SEMI-ÁRIDO BRANDO/TROPICAL QUENTE SEMI-ÁRIDO
Fuso Horário: Hora de Brasília
Há uma grande duvida sobre a origem do nome Palhano que vem do antigo nome “Cruz do Palhano”, pode ser uma homenagem ao riacho (Riacho da Cruz) e ao sobrenome do primeiro morador (Tenente-Coronel Estêvão de Souza Palhano) ou pelo mito popular de José Palhano e o Cruzeiro por ele encravado e bento pelo Frei Davi, numa de suas missões no ano 1901. Muitos atribuem o nome do município à palha oriunda da carnaubeira, vegetal de existência abundante na região. Outros que apontam a passagem da família Palhano pela região como a causa da nomenclatura.
Documentos históricos mostram que a cidade de Palhano entra para a história do Ceará na primeira metade do século XVIII, quando em 24 de outubro de 1733 foi feita a doação de uma Sesmaria de três léguas de terra (Datas e Fatos para História do Ceará, página 188) ao Coronel Manuel Gonçalves de Souza e ao Tenente-Coronel Estêvão de Souza Palhano, à margem do Riacho da Cruz, por serem descobridores do mesmo. A sesmaria denominada Cruz do Palhano, do Tenente-Coronel Estêvão de Souza Palhano, foi o primeiro povoado registrado na história do Ceará, na região onde hoje localiza-se o município de Palhano.

Na segunda metade do século XIX, em 18 de Agosto de 1882 um Ato provincial transforma a sesmaria do Sr. Estêvão em distrito, com a denominação de Cruz do Palhano subordinado ao município de São Bernardo de Russas. Pela lei provincial nº 2155, de 12 de agosto de 1889, transfere-se o distrito para município de União; E pelo decreto nº 58, de 4 de setembro de 1890, o distrito de Cruz do Palhano volta a pertencer ao município de São Bernardo das Russas.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, 31 de dezembro de 1936 e 31 de dezembro de 1937, o distrito de Cruz de Palhano, figura no município de São Bernardo das Russas. E Pelo decreto nº 448, de 20 de dezembro de 1938, o distrito de Cruz de Palhano passou a denominar-se Palhano e o município de São Bernardo das Russas a denominar-se simplesmente Russas. Em divisão territorial datada de 1 de julho de 1950, o distrito de Palhano, figura no município de Russas. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1 de julho de 1955.

O distrito de Palhano foi elevado à categoria de município com a denominação de Palhano, pela lei estadual nº 4076, de 8 de maio de 1958, desmembrando-se de Russas. A prefeitura foi instalada no dia 15 de maio de 1958, sendo designado para responder pela municipalidade João Luiz de Santiago, que permaneceu nas funções até 12 de abril de 1959, quando foi nomeado prefeito interino Miguel Correia de Oliveira, até que fossem realizadas eleições municipais.
O município de Palhano conta com 10 escolas de Ensino Fundamental e 1 escola de Ensino Médio. A rede municipal de ensino conta com aproximadamente 400 alunos na educação infantil, 1.300 alunos no ensino fundamental e 160 alunos na Educação de Jovens e Adultos:

EEF. Mateus Sobrinho (SEDE)
EEF. Padre Severino Xavier (SEDE)
EEF. Joselita Santiago do Amaral (Canto da Cruz)
EEF. Josefa Maria da Natividade (Lagoa da Telha)
EEF. Adelino da Silva (Almas)
EEF. José Nunes Sobrinho (Barbada)
EEF. Mateus Sobrinho (Jurema)
EEF. Francisco Silvestre de Oliveira (Cajueiro)
EEF. Francisco Domingos da Silva (Feijão Bravo)
EEF. Raimundo Nogueira Barros (Distrito São José)
EEM. José Francisco de Moura (SEDE)
O município é constituído de dois distritos:

Palhano (sede)
São José

Limites Geográficos de Palhano:

Ao Norte faz limite com Beberibe.
A Nordeste com a cidade de Aracati.
A Leste, com Itaicaba.
A Sudeste com a cidade de Jaguaruana.
Ao Sul, Oeste e Noroeste com a cidade de Russas.
O município possui como maior comunidade à comunidade de córrego da salça e vários aglomerados rurais. Sendo comumente dividido em duas grandes áreas: as comunidades da ribeira e as das lagoas. As comunidades da Ribeira são assim chamadas por estarem localizadas às margens do Rio Palhano. Já, as lagoas são comunidades estruturadas em torno de lagoas que existem no município. As principais comunidades da ribeira são Canto da Cruz, Alto São Luís, Lagoa da Telha, Lagoa Cercada, Almas. As principais comunidades das lagoas são Lagoa da Barbada, Cajueiro, Jurema, Pedra Branca, Feijão Bravo, Cedro Santana.

NOTÍCIAS

#Cultura | 30 DE SETEMBRO DE 2021

O Governo Municipal de Palhano, juntamente com Secretaria de Saúde em parceria com a Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Social, Secretaria de Cultura, Esporte, Juventude e Turismo.Convida a todos para comemorar no dia 1 de outubro o Dia do Idoso.Confira nossa programação! [...]

#AssistênciaSocial | 23 DE SETEMBRO DE 2021

O Agente Social Francisco Bruno Lima, bolsista contratado por meio da Secretaria do Estado do Ceará para atuar com as famílias do programa Cartão Mais Infância.

#AssistênciaSocial | 03 DE AGOSTO DE 2021

Não deixe de Participar! [...]

#MeioAmbiente | 29 DE JULHO DE 2021

Palhano atingiu, pelo terceiro ano consecutivo, a nota máxima no Índice Municipal de Qualidade do Meio Ambiente (IQM). Tal conquista é resultado dos esforços em realizar políticas públicas que estimulem a preservação do meio ambiente.O í [...]

#Administração | 02 DE JULHO DE 2021

Em relação a validade das vacinas distribuídas pela SESA, em nota de esclarecimento.

Qual o seu nível de satisfação com essa página?


Muito insatisfeito

Um pouco insatisfeito

Neutro

Um pouco satisfeito

Muito satisfeito